Totem de segurança são instalados no Pará: o que é isso?
- Folha Notícias
- 22 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
O equipamento serve para atender chamados de urgência e emergência da população
O Governo do Pará entregou 50 Totens de segurança pública que serão distribuídos entre as cidades de Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém. A iniciativa faz parte do projeto "Cidades Inteligentes", para fortalecer a parceria com os municípios, com o principal objetivo de potencializar as ações preventivas de segurança pública, com o uso de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial.

O governador Helder Barbalho, destacou a inovação e tecnologia presente nas ações de segurança que são desenvolvidas pelo Estado.
"A tecnologia é fundamental para que nós possamos ter eficácia e capacidade de enfrentar a criminalidade e, claro, aproximar os órgãos de segurança e as estratégias de segurança da população. Estes totens têm o poder oportunizar, através de câmeras de monitoramento, para que possamos garantir segurança neste território, mas também com inteligência artificial, fazer leitura facial e identificar um eventual delinquente que possa estar passando e que possa gerar a informação para capturá-lo, da mesma forma, também, com as placas dos veículos", destaca o governador.

Totem de segurança - O equipamento de videomonitoramento possui quatro câmeras fixas que permitem a visualização em 360° de toda a área onde está localizado. Uma câmera dome que permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Centro de Operações Integradas da SEGUP, o Ciop. O Totem conta ainda, com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

Operacionalidade - O Sistema do Totem de videomonitoramento funciona por meio de um botão de emergência, que quando acionado, transmitirá a ligação diretamente para o agente que estiver operando as câmeras de dentro do Ciop. A ocorrência será registrada, e imediatamente uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato. Além disso, o Totem funciona com tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo anti vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.
Agência Pará
Comentários