Genética da Embrapa reforça a agricultura familiar em Tomé-Açu
- Folha Notícias
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
Produtores têm acesso à muda de qualidade

Cerca de 450 famílias de agricultores de Tomé-Açu receberam, em 2025, mais de 400 mil mudas, grande parte com genética da Embrapa, durante ação da Secretaria de Agricultura do Município (Semagri). A parceria da Embrapa Amazônia Oriental com a Prefeitura resultou, ao longo de quatro anos, na distribuição de mais de dois milhões de mudas de genética superior, fortalecendo a cadeia, em especial, em Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Edilson Braga Rodrigues, coordenador do Campo Experimental de Tomé-Açu, representou o Centro de Pesquisa no evento e avaliou que o grande diferencial do projeto de governo local, que entre as ações, está a distribuição de mudas pela Secretaria, é a forte presença da genética da Embrapa, em especial, com mudas de cupuaçu e açaí, no fortalecimento da agricultura familiar e produção de alimentos no município.

Rodrigues destacou ainda que com o auxílio da presença de décadas da Embrapa e parcerias locais na região, os SAFs viraram política pública municipal e o município é reconhecido internacionalmente por estimular este sistema integrado de produção de alimentos e reconhecido como tecnologia sustentável preconizada pela Embrapa e mitigador dos efeitos da crise climática.
“Mudas da BRS Pai d'Égua e BRS Carimbó integram mais de 60% das mudas cultivadas nos canteiros da secretaria e na instalação de canteiros comunitários. Estamos distribuindo mudas produzidas por sementes de alta qualidade, fornecidas pela Embrapa".
Disse o secretário de agricultura de Tomé-Açu, Alírio Tavares, ao falar da importância da parceria com a Embrapa.
As ações de destaque no mundo rural de Tomé-Açu dos últimos quatro anos, foram registradas em uma revista distribuída durante o evento, a qual destaca, entre outros, o Dia de Campo de apresentação do Kit Cupuaçu 5.0, com as cinco mais recentes cultivares de cupuaçuzeiro lançadas pelo centro de pesquisa.
Fonte: Kélem Cabral/Embrapa Amazônia Oriental








Comentários