top of page
Logo FNN

Adepará participa, no Acre, de ações de combate à monilíase do cacaueiro

  • Foto do escritor: Folha Notícias
    Folha Notícias
  • 26 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

A tomeaçuense Lucionila Pimentel integra a equipe que participa do evento

ree

A Adepará tem sido parceira nas atividades de combate e supressão nos focos em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, com investimentos através do projeto financiado pelo Funcacau, remetendo materiais para uso nas ações e na parceria com servidores enviados desde o início da detecção do foco para ações de combate e supressão até a elaboração de um projeto estadual de educação fitossanitária.


ree

Além das ações em campo, a Adepará participou de reuniões com os órgãos de defesa sanitária do Acre e do Amazonas e de tratativas com a Universidade Federal Acre (UFAC), Instituto Federal Acre (IFAC) e Ministério Público no intuito de ampliar as parcerias.


ree

Monilíase

A monilíase é uma doença extremamente agressiva que ataca os frutos do cacaueiro (Theobroma cacao), do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) e de outras plantas do gênero Theobroma em qualquer fase de desenvolvimento. Causada pelo fungo Moniliophthora roreri, é facilmente disseminada pelo vento e por materiais infectados como plantas, roupas, sementes e embalagens. A praga ocasiona perdas na produção que podem variar de 50% a 100% da produção.



A presença da praga submete os produtos agrícolas a barreiras fitossanitárias impostas por parceiros comerciais, com redução das exportações e reflexos na economia do país, daí a importância do trabalho da Adepará na orientação e capacitação dos produtores, para evitar que a praga chegue ao Pará.

Fonte: Adepará


Comentários


bottom of page