Tomé-Açu faz sucesso em programa nacional da Band
- Folha Notícias
- 2 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Veja o vídeo em que o chef francês rasga elogios ao município

O fato aconteceu no 3º episódio da nova temporada do programa “Minha Receita”, da Tv Bandeirantes, quando o Chef francês Erick Jacquin fez a degustação de três pratos típicos da culinária japonesa. Dos pratos apresentados ao chef dois eram de restaurantes tradicionais de São Paulo: o Aoyama e o Aizomê. O terceiro foi preparado por uma equipe do Departamento de Senhoras da Associação Cultural. Veja o vídeo:
O Restaurante Aoyama está localizado em uma das mais badaladas ruas do Itaim Bibi, na capital paulista. Criado pela Família Nagai, que atua no mercado de pescados há mais de 40 anos, garante assim a qualidade e frescor dos produtos que chegam à mesa dos clientes. A equipe Aoyama trabalha nos mais elevados padrões de qualidade e é um dos restaurantes japoneses mais conhecidos da cidade. Eles têm unidades também em Moema, Jardins, Morumbi, Tatuapé, Pinheiros e Santana.
Já o Aizomê tenta reproduzir em suas receitas uma profunda compreensão da visão de mundo do povo japonês, buscando o contato entre tradição e modernidade. Aliás, o próprio nome Aizomê faz referência entre o passado e o presente com o objetivo de mostrar a tradição culinária japonesa com refinamento. A renomada chef Telma Shiraishi é quem assina cada prato servido no restaurante, promovendo a união entre os conceitos japoneses e as particularidades encontradas nos ingredientes brasileiros.
O time de Tomé-Açu escalado para enfrentar esses dois gigantes da culinária paulista foi formado por cinco mulheres: Célia Kubota, da Jamic; Tigusa Takaki, do Breu; Shizuko Hanawa, do Arraia; Susana Suzuki, da Mariquita; e Elena Nagai, do Canindé.
Elas utilizaram especiarias revolucionárias para os padrões franceses e paulistas, como o jambu e o mapará. As cinco senhoras prepararam iguarias como broto de bambu e o tradicional kamaboko, prato que promete atrair felicidade. Além disso, cozinharam também o mapará. “Na época dos imigrantes, era o mais barato do mercado”, explica Célia. Ainda hoje o pescado é o que tem o melhor preço no mercado de Quatro-Bocas, principalmente com a abertura da pesca em Cametá, retomada ontem, 2 de março. O peixe é marinado por 24 horas e assado na brasa. A mistura de pratos típicos do Japão com ingredientes paraenses fez o maior sucesso, inclusive entre o chef francês.
Em Cametá, a abertura da pesca faz o carnaval acontecer nos rios em dia de fartura e alegria. Veja em https://bit.ly/3Hwj95y
Jacquin chega a perguntar se a iguaria é do Japão ou do Pará. Ele se disse surpreso com muitos sabores diferentes. É como se ele tivesse feito uma viagem até o Japão. “Tomé-Açu, você está de parabéns! Amei”, diz o chef. O prato tomeaçuense foi o preferido do programa daquele dia. Parabéns aos envolvidos.












Comentários