top of page
Logo FNN

Terminais de integração do BRT vaõ oferecer conforto e segurança à população

  • Foto do escritor: Folha Notícias
    Folha Notícias
  • 28 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

O novo BRT também trará serviços, garantidos em unidade da Estação Cidadania

ree

Espaços amplos, confortáveis, seguros, com passarelas, elevadores, estacionamento, lanchonete, bilheteria, além de abrigar uma unidade da Estação Cidadania que ofertará diversos serviços à população. Essa é a estrutura que os dois terminais de integração do BRT Metropolitano vão proporcionar a cerca de 370 mil usuários de transporte público da região metropolitana, diariamente, quando em operação.


ree

Os terminais de passageiros fazem parte do projeto do BRT Metropolitano, que inclui a requalificação de toda a estrutura da BR-316 ao longo dos primeiros 11 quilômetros gerenciados pelo Estado do Pará. As obras nesses espaços ocorrem de forma simultânea a outras frentes de trabalho do projeto, executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

Nesses terminais, os chamados “ônibus alimentadores”, que buscarão os passageiros nos bairros dos municípios que compõem a primeira etapa do BRT Metropolitano, vão deixá-los nos terminais de integração para pegar os “ônibus troncais”, com destino ao centro da capital e vice versa. O objetivo é tornar as viagens mais rápidas e “desinchar” a malha viária com a redução do número de coletivos nos corredores da BR-316, avenida Almirante Barroso e centro de Belém.


ree

Terminais

Localizado no quilômetro 7 da rodovia, o Terminal de Integração de Ananindeua será o maior deles. O espaço possui quatro plataformas (blocos), sendo uma destinada ao prédio administrativo onde funcionará também a bilheteria, lanchonete, bicicletário e Estação Cidadania; a segunda e a terceira plataformas para atender aos ônibus alimentadores, e a quarta estrutura para receber os ônibus troncais, que levarão os passageiros até São Brás ou até o centro da capital.

Este terminal receberá ônibus diretamente dos bairros da cidade de Ananindeua sem que eles precisem transitar pela BR-316, por meio de um viaduto que o interligará a Avenida Ananin Guajará – Cidade Nova e demais bairros. As obras do viaduto e da avenida Ananin fazem parte de mais uma frente de trabalho em execução pelo NGTM.


ree

Já o Terminal de Integração de Marituba fica localizado no km 10 da BR-316 e possui três plataformas, sendo uma do prédio administrativo, com a Estação Cidadania; outra para circulação dos ônibus alimentadores, que trarão passageiros de Marituba e também do município de Benevides e a terceira para a circulação dos ônibus troncais, que seguirão para Belém.

Em ambos os terminais, as plataformas são ligadas por passarelas, com paredes de vidro, piso de concreto e já estão instaladas. Em todos os blocos há banheiros, rampas e elevadores para atender pessoas com necessidades especiais.



As obras já estão em fase de acabamento nos terminais, faltando a construção do sistema viário interno dos terminais, cujo piso será o mesmo utilizado nas pistas do BRT -, e conclusão das instalações elétricas e hidráulicas.

Fonte: NGTM

Comentários


bottom of page