Tecnologia levou vacas a botarem ovos na China? Será?
- Folha Notícias
- 28 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Foto das vacas viralizou na França e África

Vários posts no Facebook têm mostrado como os chineses estão usando tecnologia avançada para permitir que as vacas ponham ovos de galinha para aumentar a produção. No entanto, isso é falso. A imagem de vacas supostamente colocando ovos foi manipulada digitalmente. Não há tecnologia disponível que permita ao gado fazer isso. Uma postagem no Facebook compartilhada milhares de vezes desde que foi publicada em 17 de fevereiro de 2022 mostra várias vacas deitadas de lado, cada uma colocando uma ninhada de ovos. “A China planta órgãos de galinha em outros animais para uma produção mais rápida de ovos”, diz a legenda do post.

A foto foi compartilhada milhares de vezes em francês desde 15 de fevereiro de 2022 e a afirmação está circulando em vários países africanos, incluindo Costa do Marfim, Burkina Faso e República Democrática do Congo.
A agência de checagem de notícias "AFP Fact Check" desmascarou a alegação em francês e encontrou a imagem original no site do Instituto de Ciências Básicas (IBS) , um centro de pesquisa científica sul-coreano. Não há ovos, no entanto, na imagem original. A fotografia é creditada a Eric Forget e mostra vacas belgas azuis que possuem uma impressionante musculatura chamada de ‘músculo duplo.

A foto de Eric foi tirada em 26 de julho de 2008, na feira agrícola Libramont, no sudeste da Bélgica, e também pode ser visto em sua conta no Flickr aqui https://tinyurl.com/4697w92w. O fotógrafo ainda não respondeu sobre como sua foto foi parar numa montagem extremamente falsa.
Outra pesquisa de imagens usando o aplicativo Tineye permitiu localizar de onde a foto viral provavelmente veio.

A AFP Fact Check encontrou esse vídeo de 10 minutos https://archive.is/gzl8Z que usa a imagem alterada como miniatura. Isso explica por que os números “10:23” aparecem no canto inferior direito da imagem alterada – é uma captura de tela com data e hora da miniatura do YouTube. O vídeo do YouTube, de novembro de 2021, foi alterado.

“Eu não acho que exista tal ‘progresso’ na China”, confirmou o chinês Yayu Huang, engenheiro pecuário da Escola de Ciências Agrícolas e da Vida (Ecole Nationale Supérieure Agronomique de Toulouse – Ensat), trabalhando em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa da França. para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (Inrae).
Huang, que participou de vários projetos conjuntos franco-sino sobre nutrição de herbívoros e alimentação desses animais nos últimos anos, disse que o progresso na produção animal está mais na área de “genética e zootécnica clássica”. Huang não considera tal desenvolvimento necessário, explicando que não adianta fazer vacas botarem ovos porque “as galinhas poedeiras são selecionadas para produzir ovos e já são muito eficientes”.
Fonte: Comprerural.com









Comentários