Seduc promove Surdolimpíadas" e premia atletas surdos
- Folha Notícias
- 19 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Participaram atletas de 11 municípios

O último sábado (18) foi muito especial para cerca de 250 atletas surdos paraenses, que participaram da primeira edição da "Surdolimpíadas", na Usipaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A competição inédita no estado tem o objetivo de disseminar práticas inclusivas e contribuir para o pleno desenvolvimento dos cidadãos. Entre as modalidades disputadas estão: natação, tênis de mesa, judô, futsal, badminton, voleibol, xadrez, basquetebol e vôlei de areia. O evento foi promovido pela Seduc.

Para a secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, é um momento singular no processo de inclusão no Pará: "Estamos sediando, pela primeira vez, uma competição deste porte, que mobilizou surdoatletas de 11 municípios paraenses. Levamos em consideração as recomendações do Comitê Internacional de Desportos de Surdos, que valoriza a promoção do esporte para as pessoas com deficiência auditiva", enfatizou.

A dona Ana Maria Machado acompanhou, à beira da piscina, o seu sobrinho, Jonathan Machado, que competiu na natação: "Eu estou achando ótimo. É uma competição diferente. Eu vim para ver se ele estava bem assistido e me surpreendi com a estrutura. Estão de parabéns. Era disso que eles estavam precisando" disse emocionada.

O Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL) conta com a parceria da Federação Paraense Desportiva dos surdos, e inúmeras associações paraenses da categoria para realizar o evento inclusivo. "Muita alegria em ver o início deste processo. A alegria proporcionada pelo Governo do Estado e das pessoas surdas poderem sentir que também fazem parte do esporte paraense, por meio da educação e inclusão. É um momento histórico. É uma data que ficará marcada no calendário esportivo do estado", disse o coordenador de desporto do Núcleo de esporte e lazer da Seduc, Marcley Lima.

Yasmin Frank, do município de Belém, foi a primeira colocada no xadrez: "E a primeira vez que eu estou vendo um evento deste porte. Busquei várias técnicas. Foi muito treino e dedicação. Eu espero que tenham outras competições como essa, pois nós, surdos, temos muita capacidade também de participar, ao pé de igualdade com as outras pessoas. É um evento importante, que lida com a inclusão nos esportes", finalizou.

A "Surdolimpíadas" encerrou neste domingo (19), às 12h, com a entrega de medalhas.
Fonte: Seduc








Comentários