Quer fazer um curso superior? O ‘Forma Pará’ pode ser a sua oportunidade
- Folha Notícias
- 4 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Fisioterapia e Terapia ocupacional estão entre os novos cursos do programa

O Programa Forma Pará vai contemplar os 144 municípios do Pará. Atualmente, está presente em 80 municípios, com mais de 100 turmas. O objetivo é levar o ensino superior a todos os municípios, garantindo a universalização do ensino superior no Estado. A meta é que todos os municípios passem a ofertar, no mínimo, uma turma de curso superior.
Na próxima segunda-feira (07) será lançada a Chamada 2023 do programa. Serão divulgados os cursos ofertados para os novos municípios que integrarão o “Forma Pará”, além de outras novidades, como a inclusão de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que foram credenciadas.
Obesidade: como prevenir, tratar ou conseguir uma cirurgia bariátrica grátis: https://bit.ly/3vBO1iH
A aluna Valquíria Pantoja, de Muaná, cursa o 4º semestre de Educação Física na Uepa, pelo “Forma Pará”, em Benevides. Ela disse que concluiu o ensino médio em 2006 e, desde então, parou de estudar, pois seus pais não tinham condições de pagar um cursinho. Ela tentou o Enem em 2015 e 2017, mas não deu certo. O ‘Forma Pará’, em 2019, foi a oportunidade da sua vida. “Ter uma filha, trabalhar e ainda estudar o ano todo ficaria muito pesado pra mim; graças ao Programa, consegui uma vaga na Uepa e estudo só nas nas férias; assim eu consigo trabalhar e estudar”, contou a universitária.
Índices da criminalidade diminuíram: https://bit.ly/36Q1Yz1
Na nova chamada, outros cursos serão incluídos no Programa, como Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Engenharia de Alimentos.
“Alcançar os 144 municípios é algo fenomenal, algo que nunca vimos no Estado”, ressaltou Clay Chagas, reitor da Uepa, instituição que é uma das principais parceiras do Programa e que oferta a maior o maior número de turmas.

Qual curso deveria vir para Tomé-Açu?
Concurso do Corpo de Bombeiros vai pagar R$ 3.960 de salário inicial: https://bit.ly/3KaJOXe












Comentários