'Operação Carnaval' é deflagrada em Tomé-Açu e mais 50 localidades
- Folha Notícias
- 24 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Carnaval de rua está proibido.

Dois mil agentes de segurança estarão envolvidos na operação 'Carnaval', que será deflagrada na próxima sexta-feira (25) em todo o estado. Desenvolvida pela Segup, juntamente com os órgãos de segurança da esfera estadual e municipal, a operação terá atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações durante o período do feriado prolongado. O objetivo é garantir maior segurança aos frequentadores e turistas que buscam as localidades do interior do Pará, além de fazer cumprir as determinações do Decreto nº 2.044, que estabelece a Política de Vacinação em combate a Covid-19. A operação finaliza na quinta-feira, 3 de março.

“Esse ano teremos, mais uma vez, um Carnaval diferenciado com algumas restrições estabelecidas pelo Decreto do combate a Covid-19. Poderão funcionar festas, shows, desde que obedecida as regras determinadas, sobretudo, com a apresentação do passaporte vacinal. Por outro lado é bom destacar que está proibido em todo o Pará a realização de festas fora dos ambientes privados, ou seja, carnaval de rua, trio elétrico e blocos. Essa é uma das maiores operações do Sistema de Segurança Pública, mobilizando um número de efetivo , maior para que possamos garantir segurança à todos que buscarem o interior do estado durante o feriado do carnaval”, ressaltou o secretário de Segurança, Ualame Machado.

Mais de 50 municípios ganharão reforço no policiamento e nas fiscalizações durante o período da operação. Entre eles estão: Tomé-Açu, Salinópolis, Bragança, Barcarena, Cotijuba, Marabá, Parauapebas, Marapanim, Algodoal, Vigia, Colares, Tucuruí, Cametá, Porto de Moz, entre outros. A operação abrange também a Região Metropolitana de Belém, além dos distritos de Outeiro, Mosqueiro e a ilha do Combu.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Júnior, o reforço no efetivo, nas localidades do interior, não comprometerá as ações policiais da Capital que também terá efetivo garantido para garantir um carnaval mais seguro.

Balneários – A Segurança Pública ativará seu Centro Integrado de Comando e Controle nas praias e balneários mais procurados pelos turistas nesse período. A movimentação contará com fiscalização 24h para garantir mais segurança e tranquilidade a todos durante o Carnaval.
“A Polícia Civil está em sintonia com todos os outros órgãos de segurança. Estaremos reforçando não apenas as nossas unidades policiais como também compondo, junto com os demais órgãos, a fiscalização para o cumprimento do Decreto e as demais atividades. Uma equipe do Diretoria de Polícia Administrativa estará percorrendo os estabelecimentos, a fim de, realizar as fiscalizações necessárias, especialmente nas regiões mais procurados do Estado”, falou o delegado geral da Polícia Civil, Walter Resende.

Serão montadas barreiras de fiscalização de trânsito nas principais rodovias do estado, a fim de evitar acidentes e prevenir os motoristas.
Fiscalizações e Penalidades – As equipes de segurança farão a fiscalização do decreto nº 2.044, com intuito de verificar se os estabelecimentos comerciais, tais como, bares, restaurantes e casas de show estarão exigindo o passaporte de vacinação, com o esquema vacinal completo. Os locais que desobedecerem a qualquer uma das determinações do Decreto estadual podem ser advertidos ou até mesmo sofrer multas, de maneira progressiva. A multa é diária, de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada a cada reincidência, e R$ 150 para pessoas físicas – Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), a ser duplicada a cada reincidência, além de embargo e/ou interdição do estabelecimento.

Integração - Participarão da Operação, as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (Seap), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública e Centro Integrado de Operações (Ciop), Guardas Municipais, órgão de fiscalização de trânsito municipais, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon).

Esperança para quem precisa de esperança. Anvisa aprova um novo tipo de tratamento para câncer hematológico. Saiba mais em https://bit.ly/3hs73Qp
Com vários hortifrutis em alta por causa da chuva, saiba como driblar a inflação e economizar na hora da compra. https://bit.ly/3sfYwpU








Comentários