Embrapa viabiliza cultivo de açaí-solteiro na Amazônia
- Folha Notícias
- 30 de abr.
- 3 min de leitura
Protocolo permite cultivo em áreas alteradas

Um novo protocolo de produção de mudas desenvolvido pela Embrapa pode transformar o cultivo do açaí-solteiro em uma atividade planejada, sustentável e rentável para a Amazônia. A tecnologia reúne conhecimentos científicos inéditos e foi elaborada especialmente para atender produtores, viveiristas e técnicos da região que enfrentam dificuldades para implantar pomares da espécie. Com a nova metodologia, é possível obter mudas com qualidade sanitária e alto padrão comercial, adaptadas ao ambiente local e resistentes a doenças, como a antracnose, a principal inimiga da cultura.

A pesquisa foi conduzida pela Embrapa Acre, ao longo de sete anos, e responde a uma demanda crescente por frutos de açaizeiro-solteiro (Euterpe precatoria Mart.), palmeira nativa da floresta amazônica. A espécie é bastante comum em estados como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, mas sua exploração ainda é majoritariamente extrativista. Com o novo protocolo, o cultivo em áreas alteradas se torna uma alternativa comercial viável, contribuindo para a conservação de florestas nativas, da biodiversidade e fortalecimento da bioeconomia regional.
Os frutos do açaizeiro são matéria-prima para agroindústrias de processamento de polpa, produto comercializado com mercados locais e de outros estados. A cultura gera trabalho e renda para centenas de famílias e representa uma das bases da bioeconomia regional, entretanto, a ausência de conhecimentos científicos para o processo de produção de mudas dificulta o cultivo e limita a produção.
Segundo a pesquisadora Aureny Lunz, a produção de mudas de açaí-solteiro ainda é baseada em técnicas recomendadas para o açaí-de-touceira. Embora essas espécies de açaizeiro pertençam ao mesmo gênero, elas se desenvolvem de maneira distinta e apresentam exigências particulares de clima e solo. O uso de técnicas inadequadas para a cultura resulta em mudas pouco vigorosas e com baixa resistência a doenças, problemas que comprometem a sobrevivência e o desenvolvimento das plantas.
“Reunimos informações técnicas genuínas para a produção de mudas, considerando necessidades e particularidades do açaí-solteiro. Bem aplicado e aliado a práticas adequadas de manejo, esse conhecimento possibilita a obtenção de plantas resistentes e capazes de manifestar todo o seu potencial produtivo, aspectos essenciais para garantir pomares sadios e rentáveis”, ressalta a pesquisadora.
Foco da pesquisa
De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE), Romeu Andrade Neto, que também participou do estudo, o açaí-solteiro é uma espécie de crescimento lento e bastante suscetível à antracnose (Colletotrichum spp), principal doença da cultura. Por isso, a produção de mudas é um processo demorado (leva entre 12 e 14 meses) e requer conhecimentos especializados sobre o comportamento da planta.
“A partir de demandas do setor produtivo e de programas governamentais de apoio ao cultivo comercial dessa espécie, percebemos a necessidade de disponibilizar informações científicas para garantir a oferta de mudas de qualidade, que pudessem atender a pequenas, médias e grandes propriedades”, enfatiza o pesquisador.
Produção planejada
Contar com ampla oferta de mudas de qualidade permite o cultivo escalonado, estratégia que possibilita planejar a produção e pode gerar renda de forma contínua. Na propriedade do agricultor Loy Maleski, localizada em Vila Extrema, divisa com Acre e Rondônia, o açaí-solteiro, cultivado em sistema de monocultivo e em consórcio com outras espécies frutíferas, como coco e abacaxi, garante renda o ano inteiro. A área de dez hectares produz duas mil latas de frutos (com 20 litros), por safra, produção que rende 30 toneladas de polpa processada, volume todo comercializado com empresas de Rondônia e Acre.
Importância da seleção de sementes
Um dos aspectos indispensáveis para a obtenção de mudas de qualidade de açaí-solteiro é o uso de sementes selecionadas. Aureny Lunz explica que, por não perfilhar, essa espécie se reproduz exclusivamente por sementes. “Essa característica torna a etapa de seleção de sementes essencial para garantir mudas saudáveis, com alta qualidade e produtividade. E investir em protocolos eficientes para a produção de mudas é outro requisito importante para assegurar o sucesso de cultivos comerciais”, afirma a pesquisadora.
Fonte: Ascom/Embrapa
Comments