top of page
Logo FNN

Abertura da pesca em Cametá: um espetáculo de encher os olhos!

  • Foto do escritor: Folha Notícias
    Folha Notícias
  • 1 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

O evento acontece também em Limoeiro e Igarapé-Miri

ree

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira de carnaval, 1 de março, dezenas de embarcações navegaram pelo rio Tocantins até as comunidades Jaracuera Grande e Pindobal Mirim, em Cametá. No local, os pescadores começaram a observar a movimentação do rio e principalmente dos botos, que indicaram onde estavam os cardumes do peixe. Em seguida, os pescadores começaram a pegar centenas de Maparás. Pronto! Estava aberta a temporada da pesca na região.

Os cametaense estavam com saudades desse momento, que faz parte da tradição e da cultura daquele povo. Eles estavam há quatro meses sem sair para pescar, em obediência ao período do defeso, tempo da reprodução das espécies, numa atitude de respeito ao futuro.

Mas não foram apenas os pescadores de Jaracuera e Pindobal que estavam no rio Tocantins em busca do mapará. Estavam também os da localidade de Cuxipiari, Carmo e Costa, Jacaré Xingu, Cametá Tapera, Arauau, Maracruz, Limoeiro, Saracá, Araraim, Pindobal Mirim, Pindobal Grande, entre outras.

A movimentação era grande. Centenas de turistas se misturavam ao povo das comunidades, todos em voadeiras, lanchas, jet-ski, canoas a remo e a motor, barcos e rabetas, num espetáculo de alegria, cores e satisfação de encher os olhos. Os barcos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Marinha navegavam apenas como observadores, para evitar acidentes. De repente um helicóptero da polícia corta o céu, também para dar apoio àquela comunhão entre o homem e a natureza.

Ao final do espetáculo, os pescadores encostam no porto para dividir a pescaria. Os primeiros maparás são reservados aos pescadores e suas famílias, para o banquete de celebração do início da temporada da pesca. A maior parte, entretanto, é vendida aos turistas e para os próprios moradores do município. Outra parte igualmente importante é destinada aos atravessadores e distribuidores de todo o Brasil, que aguardavam sua vez em barcos geleiros.

Aborto, pena de morte, porte de armas, legalização das drogas. O que você pensa sobre o assunto? Saiba o que dizem a maioria dos brasileiros a respeito dessas questões em https://bit.ly/3JXc7Z8

De acordo com o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, a retomada da pesca do Mapará e outras espécies da região fomenta a atividade pesqueira. “a abertura da pesca do Mapará marca a retomada dessa atividade tão importante na região. Isso movimenta o setor produtivo do nosso município, e é uma das principais atividades econômicas daqui, que gera renda para população ribeirinha”, disse o prefeito.

Para o deputado Beto Faro, o federal mais votado na região, esse é “um período importante com dois destaques que devem ser observados: primeiro que os pescadores respeitam o tempo da natureza, o tempo da reprodução do peixe; e segundo, eles sabem que passado o defeso vem o tempo da fartura, da renda e do emprego; nos dois momentos temos o pescador como figura principal atuando em harmonia com o rio e com a fauna”.


E assim segue a vida em Cametá, em torno da pesca, até novembro, quando voltar outra vez a proibição da atividade. Mas até lá, milhares de pessoas vão garantir emprego e renda para o sustento de suas famílias, movimentando a economia cametaense com os lucros da exportação do pescado.

Em Cametá, mapará é tech, mapará é pop, mapará é tudo!

Ladrões roubam na secretaria da Paróquia de S. Francisco Xavier em pleno domingo de carnaval. https://bit.ly/3Hn3t4s

Comentários


bottom of page